São Paulo, segunda-feira, 31 de janeiro de 2011 |
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Adaptação no ensino infantil serve para tranquilizar o pai e a criança DE SÃO PAULO Qual é a mãe que não fica com o coração apertado ao ver o filho chorando no primeiro dia da escolinha? É justamente para acalmar pais e filhos angustiados com essa separação que as escolas infantis realizam no início das aulas o processo de adaptação dos novos alunos. Nos primeiros dias, pai, mãe ou outra pessoa próxima é convidada a acompanhar a criança na escola. "Isso funciona como uma via de mão de dupla. A criança vai se adaptando e o acompanhante vai vendo como é o funcionamento da escola", diz Vânia de Almeida Salek, autora de "A Criança Até 4 Anos - Um Guia Descomplicado para Educadores (e Pais Curiosos)". O papel desse acompanhante não é distrair o aluno, mas dar conforto para que ele possa, aos poucos, se integrar à classe e realizar as atividades com os colegas. "Quando a família acata as regras direitinho, a adaptação é muito mais fácil", diz Ana Paula Mariutti, diretora de relacionamento das escolas Builders e Garatuja. Texto Anterior: Análise: Nem sempre as reuniões são momentos de troca efetiva Índice | Comunicar Erros |
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