Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Touca gelada pode evitar perda dos fios durante a quimioterapia

DE SÃO PAULO

Uma touca que resfria o couro cabeludo e diminui a absorção de remédios no local tem sido usada no Hospital São José, em São Paulo, para reduzir a queda de cabelo em pacientes que fazem quimioterapia contra câncer.

Segundo um estudo feito no hospital com 18 pacientes, acompanhados durante dois meses, o uso da touca levou a uma queda mínima e até imperceptível dos fios para 66% dos doentes. Os demais ficaram com cabelos mais ralos.

Um estudo japonês, publicado em 2010 no "Journal of Clinical Oncology" e apresentado no congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, teve resultados semelhantes com pacientes com câncer.

Segundo Patricia Molina, enfermeira e gerente do Centro Avançado de Oncologia do Hospital São José, a touca resfria o couro cabeludo do paciente 15 minutos antes e durante a aplicação do medicamento quimioterápico.

"O resfriamento diminui a circulação sanguínea no couro cabeludo e a absorção de medicamento no local, o que reduz a queda", explica.

A touca é mantida a -28º C. Para que a temperatura permaneça baixa, são usadas cerca de três toucas por sessão. Cada aplicação com o acessório custa R$ 200.

Segundo Molina, a touca pode ser usada em pacientes com qualquer tipo de tumor, desde que não haja risco de metástase na pele. Outra exceção são os casos de melanoma no couro cabeludo.

A psicóloga Cláudia Sznifer Kurbet, 46, em tratamento contra um câncer de ovário, já fez 14 sessões de químio usando a touca.

Seu médico disse que seu cabelo cairia em duas semanas, mas, com a touca, manteve os cabelos longos.

"A queda do cabelo deve mexer muito com as pessoas, e me sinto melhor assim. Ajuda a gente a sair na rua e a enfrentar as coisas."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.