Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Menos de 1% foram vacinadas contra HPV

DE BRASÍLIA

A rede privada é responsável hoje por grande parte das doses de vacina contra HPV aplicadas no país.

Segundo a MSD, empresa que fabrica uma forma da vacina, ela não atinge 1% das mulheres que deveriam ser imunizadas no Brasil.

Em alguns Estados e municípios, a oferta pública da vacina tem ocorrido. A prefeitura de Campos (RJ), por exemplo, passou a imunizar meninas de 11 a 15 anos no ano passado. Já o Estado do Rio foi instado a organizar um programa de vacinação contra o HPV após a aprovação de uma lei estadual.

A estratégia de vacinação e os métodos para acompanhar sua eficácia devem ser definidos até o meio de 2012, diz o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde do Rio, Alexandre Chieppe.

"Ainda é um problema saber como vai ser feito o acompanhamento da efetividade da vacina. E não sabemos quais os subtipos mais comuns", disse.

Em parecer técnico feito em julho pelo Ministério da Saúde contra a aprovação de um projeto de lei para oferta da vacina, o governo aponta a mesma preocupação: "Um programa específico para o HPV exigirá suporte laboratorial para identificação e monitoramento da circulação dos diversos tipos de HPV no país, ainda não disponível no SUS."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.