Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYCK - julio@uol.com.br

As perigosas cabeçadas

O aparecimento de danos cerebrais em pugilistas profissionais não causa surpresa aos amantes desse esporte. Mas o mesmo problema pode surgir também no futebol.

O médico A. Malgorzata e colegas do Instituto de Neurociências de Hanôver, na "Neurosurgical Focus", confirmam sua ocorrência: analisaram 451 fichas médicas de jogadores profissionais.

Para os autores, a própria bola de futebol pode produzir traumas cerebrais crônicos repetitivos, pelas cabeçadas, da mesma forma que no boxe a cabeça de um pugilista recebe socos do oponente.

Eles dizem que uma das formas de prevenir os danos é proibir a cabeçada nos jogos ou limitar seu uso a atletas mais jovens. Citam também decisão da Fifa, que permite o uso de protetor para cabeça nos jogos.

ESQUIZOFRENIA

Na terapêutica medicamentosa das alucinações e delírios de psicoses como esquizofrenia, a subjetividade dos pacientes por vezes é ignorada. Isac Karniol e Patrícia Karniol, em "A Subjetividade na Esquizofrenia" (Zagardoni Editora) mostram interação entre paciente e psicanalista pela pintura, desenho e poesia no tratamento.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.