Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Foco

Caneta é retirada de estômago de paciente depois de 25 anos

British Medical Journal/EFE
Raio-x abdominal mostra objeto que foi engolido acidentalmente por uma mulher inglesa
Raio-x abdominal mostra objeto que foi engolido acidentalmente por uma mulher inglesa

DA EFE

Médicos britânicos tiraram uma caneta do estômago de uma mulher, que a havia engolido por acidente há 25 anos. E, o que é mais estranho, a caneta ainda funciona. O caso foi descrito no "British Medical Journal".

A mulher de 76 anos, cuja identidade não foi revelada, engoliu a caneta enquanto a usava, em frente a um espelho, para observar pontos brancos em suas amígdalas.

Como os exames de raio-X não mostravam a caneta, ninguém acreditou na paciente. Neste ano, um novo exame detectou o objeto, que foi retirado por endoscopia.

Os médicos se surpreenderam ao comprovar que a caneta ainda funcionava. O objeto não causou nenhum dano ao estômago da mulher.

"Raios-X podem não detectar objetos de plástico. É preciso confiar no paciente, por mais estranho que o caso possa parecer", dizem os médicos no artigo do "BMJ".

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.