Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Revista médica mais antiga do mundo completa 200 anos

"NEJM"/Associated Press
Desenho de coração publicado no 1º ano do "New England"
Desenho de coração publicado no 1º ano do "New England"

da associated press

Mais antiga publicação médica do mundo, o "New England Journal of Medicine" completa neste mês 200 anos de publicação ininterrupta.

Criado por dois médicos de Boston (EUA), o periódico se norteou pelo princípio de que a ciência deveria guiar as decisões da medicina.

A ideia, que hoje parece óbvia, era revolucionária em 1812. Naquela época, uma das formas mais comuns de tratamento eram os sagramentos, usados para "curar doenças do sangue".

Não havia vacinas, antibióticos, raio-X ou mesmo estetoscópios.

Em meio a esse cenário, a publicação insistiu na aplicação do método científico aos novos tratamentos e às técnicas médicas descritas em seus artigos.

Assim, ajudou a consolidar a exigência de evidências que pudessem ser comprovadas para a adoção de novas práticas médicas ao longo desses dois séculos.

O "NEJM" publicou pesquisas que comprovaram, entre outras, a eficácia da anestesia e do transplante de órgãos. Hoje, é publicado impresso semanalmente, e sua versão on-line tem 2 milhões de leitores mensais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.