Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FDA encontra chumbo em 400 batons

Marcas estão entre as mais populares nos EUA; agência diz que não há risco à saúde

DE SÃO PAULO

Quatrocentos dos batons mais populares nos Estados Unidos têm vestígios de chumbo na sua composição, revelam análises feitas pela FDA (agência norte-americana que regula remédios e alimentos). Testes anteriores já haviam apontado esse mesmo problema.

Segundo a agência, cinco batons da L'Oreal e da Maybelline, subsidiárias da L'Oreal americana, figuraram entre as dez marcas mais contaminadas.

Dois batons da Cover Girl e dois da NARS também estiveram na lista dos dez piores batons, bem como um produto da Stargazer.

A FDA afirma que os níveis de chumbo detectados em duas rodadas de testes feitos pela agência, incluindo a mais recente, não representam riscos à segurança.

"Do ponto de vista científico, não é válido comparar o risco que a presença de chumbo em doces representa para o consumidor ao risco associado a níveis de chumbo nos batons, um produto destinado ao uso tópico", diz uma nota da agência.

Mas a Campanha por Cosméticos Seguros, um grupo formado por consumidoras que há anos pressiona o governo a estabelecer limites para o nível de chumbo nos batons, diz que a agência não tem base científica para descartar o risco.

O conselho que representa a indústria dos cosméticos informou que o chumbo não é adicionado aos batons, mas que muitos corantes são feitos a partir de minerais, que contêm traços do chumbo -naturalmente encontrado no solo, na água e no ar.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.