Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Expansão da rede de diagnósticos aumenta equívocos, dizem médicos

DE SÃO PAULO

de são pauloO setor de medicina diagnóstica vive um momento histórico de expansão, com laboratórios inaugurando novas filiais e comprando concorrentes. No meio médico, isso é apontado como um dos fatores que levam a mais erros em exames.

Não é o pensam as empresas do setor. "É possível crescer com qualidade. Para isso, os controles têm que ser rigorosos, e os processos padronizados e sistematizados", afirma Paulo Zoppi, do laboratório Salomão Zoppi,

Zoppi e Luiz Salomão inauguraram em fevereiro a quinta unidade de atendimento da rede, todas localizadas na capital paulista. O faturamento estimado para este ano é de R$ 130 milhões-30% maior do que o de 2011.

Omar Magid Hauache, presidente do grupo Fleury, afirma que, manter a qualidade é o principal cuidado e desafio da empresa que, na última década, fez 26 aquisições.

A "a+ Medicina Diagnóstica", lançada em maio do ano passado, absorveu, por exemplo, 13 marcas-como o Campana, que tinha oito laboratórios em São Paulo.

"Isso veio ancorado em certificações nacionais e internacionais. A gente é permanentemente auditado."

Isso isenta os laboratórios de erros? "É claro que não, mas faz com que a cultura da qualidade seja ainda mais sedimentada", afirma Hauache.

E o que previne os erros? "Um boa orientação ao paciente sobre o preparo do exame já minimiza muito."

(CC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.