São Paulo, terça-feira, 02 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Índice

VACINAÇÃO

SUS acrescenta duas vacinas infantis a calendário básico

DA REPORTAGEM LOCAL

A vacina pneumocócica 10-valente foi incluída no calendário básico de vacinação disponível na rede pública de saúde e será oferecida a partir de março. A droga oferece proteção contra o pneumococo, bactéria causadora de meningite pneumocócica, pneumonia pneumocócica, sinusite e inflamação no ouvido, entre outras doenças. Serão ministradas três doses bimestrais a partir do segundo mês e um reforço entre os 12 e 15 meses.
A vacina antimeningococo C, que imuniza contra a doença meningocócica (infecção que pode se manifestar como meningite ou meningococcemia, uma infecção generalizada), deverá estar disponível em agosto. Será aplicada em duas doses e um reforço no primeiro ano -a idade para a primeira dose ainda não foi definida.
Durante este ano, as vacinas serão aplicadas em crianças com menos de dois anos -serão vacinadas aquelas de 12 a 24 meses que não foram imunizadas. A partir de 2011, serão indicadas para crianças com menos de um ano. Com a inclusão das duas substâncias, o calendário básico de vacinação passa a ter 13 tipos de vacinas contra 19 doenças diferentes.
O Ministério da Saúde prevê investimento de R$ 552 milhões neste ano para a aquisição das novas vacinas -ambas serão compradas de laboratórios brasileiros. Serão adquiridos 21 milhões de doses, suficientes para imunizar 6 milhões de crianças.
Após cinco anos do início da vacinação, o ministério pretende evitar 45 mil internações anuais por pneumonia. Hoje, ocorrem 54.427 internações por ano em média.


Texto Anterior: Retinoblastoma: Brasil tem o dobro de casos de câncer em relação aos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.