São Paulo, sexta-feira, 04 de março de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Marca-passo implantado no estômago controla fome

Aparelho é similar ao usado para o coração

DA ASSOCIATED PRESS

Há cinco meses, Patrick Hetzner implantou um marca-passo no estômago que pode controlar seu apetite.
Desde que colocou o dispositivo, Hetzner, 20, um carteiro de Munique, perdeu mais de dez quilos.
Ele faz parte de uma pesquisa clínica. Desde fevereiro, o dispositivo já é vendido em toda União Europeia.
O marca-passo é parecido com o usado para o coração. O aparelho transmite impulsos elétricos para "enganar" o estômago e o cérebro e dar a sensação de saciedade.
Hetzner diz que sente os impulsos minutos após começar a comer. "Sinto uma pressão no estômago ou um beliscão, mas não é ruim." Ele fica satisfeito com metade da quantidade de comida.
Até agora, 65 pacientes receberam o dispositivo. Metade está com ele há pelo menos um ano e a maioria perdeu 20% do peso.
Já existem outros marca-passos para estômago no mercado, mas muitos são usados para aliviar náuseas e vômitos, e não para combater a obesidade.
O efeito colateral mais sério registrado foi uma infecção relacionada à cirurgia. Na Grã-Bretanha, a operação custa 15 mil euros (R$ 34 mil).
Segundo a fabricante, a bateria dura cinco anos e cabe ao paciente decidir quanto tempo vai manter o aparelho. Hetzner quer ficar com o marca-passo por quatro anos. "Quero ter certeza de que meu corpo vai se adaptar a essa nova forma de comer."


Texto Anterior: Pesquisadores criam índice para calcular obesidade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.