São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tomografia é o exame que mais emite radiação

DE SÃO PAULO

Um dos grandes avanços da medicina, a tomografia computadorizada é hoje o exame que emite mais radiação ionizante.
A quantidade chega a ser dez vezes superior ao aparelho de raios X convencional. Porém, o exame produz imagens muito mais nítidas.
Os especialistas afirmam que, na indicação da tomografia, o médico deve sempre avaliar a relação custo/benefício.
"Se ela não vai fazer uma diferença, não deve ser feita. Um exemplo clássico é a avaliação da sinusite. Usa-se muito a tomografia dos seios da face, mas um raio-X já seria suficiente para dar o diagnóstico", alerta o físico em medicina Renato Dimenstein.
Em mãos mal treinadas, a tomografia também pode causar problemas como os ocorridos recentemente nos EUA, em que vários pacientes sofreram queda de cabelo em razão da dose excessiva de radiação aplicada. No Brasil, não há relatos deste tipo.
Para Dimenstein, as pessoas devem exigir mais proteção e informações sobre a radiação que recebem durante os exames.
No Hospital Infantil Sabará, no Instituto de Câncer do Estado de São Paulo e no laboratório Fleury, por exemplo, cada paciente tem um registro da radiação recebida. (CC).


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Foco: Efeitos de doses elevadas em crianças preocupam médicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.