São Paulo, quinta-feira, 06 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OBESIDADE

37% dos meninos de 2 a 6 anos estão com sobrepeso

JULLIANE SILVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma pesquisa realizada com 806 crianças de escolas particulares da zona Norte de São Paulo mostrou que 37% dos meninos e 33% das meninas estão com sobrepeso ou obesos.
Os alunos avaliados tinham de dois a seis anos de idade. A prevalência média de sobrepeso no Brasil para essa faixa etária é de 25%.
"O sobrepeso na infância é um problema de saúde pública. Vários estudos têm trazido resultados parecidos", afirma a nutricionista Viviane Simon, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo). A redução do tempo de aleitamento materno foi um dos fatores importantes para o aumento de peso nessa faixa etária.
"O desmame precoce e a introdução de alimentação complementar antes dos seis meses contribuíram", diz Simon. Além disso, obesidade paterna e alto peso ao nascer (mais do que 3,5 kg) também influenciaram no sobrepeso.
Dados preliminares de um outro trabalho de Simon com 447 crianças de nove creches de Taubaté (interior de São Paulo) trazem resultados semelhantes: 29% das crianças (que tinham dois e três anos) apresentaram sobrepeso.
Para o nutrólogo Ari Lopes, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP, os altos números são uma tendência, que tem contribuição do mal atendimento dos pediatras, que não orientam adequadamente os pais, e das famílias, que mantêm maus hábitos alimentares.
"O sobrepeso nessa faixa etária é sério. Certamente já existe uma indisciplina alimentar. Crianças obesas aos cinco anos se tornarão adultos gordos se não houver uma intervenção imediata", diz.


Texto Anterior: Brasil fez cerca de 30 mil operações no ano passado
Próximo Texto: Asma: Poluentes no ar favorecem a doença
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.