São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Hospital abre centro para doentes terminais

Objetivo é ajudar pacientes e parentes a lidar com a morte de forma mais digna

Rodrigo Capote/ Folhapress
Unidade do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, que abriga leitos para pacientes sem possibilidade de cura

DE SÃO PAULO

O Hospital do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) inaugurou ontem uma unidade para acolher pacientes terminais.
A inauguração fez parte do Workshop Brasil-Canadá em Cuidados Paliativos, feito em parceria com o Centro Universitário São Camilo.
Segundo Marcelo Calil, diretor clínico do IBCC, a unidade garantirá um tratamento mais humano para pessoas que chegaram ao grau irreversível da doença.
"O centro vai aliviar a dor e os sintomas, mas não vai promover nenhuma tentativa heroica e desnecessária de curar esse paciente".
Segundo ele, os pacientes serão encaminhados à UTI se o quadro clínico apresentar alguma chance de ser revertido. Caso contrário, o doente vai ocupar um dos seis leitos do centro e lá terá apoio da família e da equipe.
"Isso dá ao paciente e aos familiares chances de assimilarem melhor esse processo. É uma forma de lidar com a morte com mais dignidade."


Texto Anterior: Quem dorme pouco perde mais músculo e menos gordura
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.