São Paulo, sexta-feira, 06 de novembro de 2009

Texto Anterior | Índice

DEZ PERGUNTAS SOBRE A DOENÇA

1. O que é a meningite meningocócica tipo C?
É uma doença grave causada por uma bactéria (meningococo tipo C), que provoca inflamação nas meninges (membranas que revestem o cérebro). Pode levar à morte se não for tratada a tempo -a taxa de letalidade no Estado de São Paulo, por exemplo, é de 20%.

2. Quem é mais vulnerável?
As crianças com menos de um ano são mais suscetíveis à doença. Os adolescentes e adultos jovens também são um grupo de risco.

3. Como ocorre o contágio?
De pessoa para pessoa, por meio de secreções eliminadas pela fala, espirro ou tosse de um doente ou de alguém que tenha a bactéria no organismo, mas não manifeste a doença.
Aglomerações aumentam o risco.

4. Como prevenir?
Se houve contato com alguém com meninigite, é indicado tomar antibióticos como prevenção. É possível tomar vacina contra a doença, mas a droga não está disponível no sistema público de saúde. A vacina passa a ter efeito cerca de 15 dias após a aplicação.

5. Os surtos ocorrem com frequência?
Não há muita vigilância em todo o país. Há relatos de surtos em locais distintos do Brasil ao menos uma vez por ano. A última epidemia no país considerada muito grave ocorreu em 1974.

6. Quais são os principais sintomas?
É uma doença aguda, caracterizada por febre, dor de cabeça, vômitos, sonolência e rebaixamento do nível de consciência. Quem apresenta os sintomas devem procurar um médico -um exame laboratorial comprova a doença.
Em crianças menores de um ano de idade, a moleira pode ficar tensa ou elevada, ocorre choro agudo e persistente e rigidez corporal, com ou sem convulsões.

7. É seguro viajar para a Bahia?
As informações da Secretaria da Saúde do Estado diz que o surto está contido -desde 29/10, não surgiu nenhum novo caso. Entretanto, é preciso esperar dez dias para dizer que há segurança. Se for possível, o ideal é tomar vacina e esperar ao menos até o dia 9/11 (se não houver nenhum outro caso) para viajar.

8. Como é o tratamento?
Internação, com uso de antibióticos e hidratação do paciente.

9. O doente deve ficar isolado?
Sim, nas primeiras 24 horas de tratamento. Após esse período, ele não transmite mais a doença se receber tratamento adequado.

10. Qual é a época de maior risco?
O inverno, pois a estação fria favorece aglomerações em locais fechados.


Fonte: CEUCI NUNES, coordenadora do Comitê de Meningites da Sociedade Brasileira de Infectologia e ROSANA RICHTMANN, infectologista do hospital Emílio Ribas


Texto Anterior: Surto de meningite no sul da Bahia aumenta automedicação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.