São Paulo, domingo, 06 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

O perigo do sol na pele

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

O verão começa no dia 21, mas a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) iniciou ontem, no Rio, uma forma inédita de campanha de educação para a prevenção do câncer da pele, além de fazer exames nos banhistas. Hoje, ainda no Rio, um caminhão com dois consultórios adaptados estará na praça do Ó, na Barra da Tijuca. Médicos dermatologistas e enfermeiras especializadas irão atender a população das 9h às 15h.
Nos dias 12 e 13, o caminhão-consultório estará em São Paulo, na Arena dos Eventos do Ibirapuera. Em seguida, irá para Porto Alegre e outras cidades. Os locais e as datas podem ser obtidos pelo telefone gratuito 0800-701-31807.
Para endereços de postos fixos de atendimento desta 11ª campanha nacional de prevenção do câncer de pele da SBD, o telefone gratuito 0800-701-3187 informa o local mais próximo da residência do interessado, a partir de seu CEP.
Em cerca de 10% das lesões de pele, são diagnosticados um câncer. Segundo a coordenadora da campanha, a médica Selma Schuartz Cernéa, o tumor mais comum é o basocelular (65%), seguido pelo carcinoma espinocelular, em 15% a 20% dos casos. O tumor do tipo melanoma apresenta baixa incidência (4%), mas é o mais grave pela alta letalidade e pela possibilidade de produzir metástases. Na campanha do ano passado foram diagnosticadas 350 pessoas portadoras de melanoma.


Texto Anterior: Miopia não impede de doar córnea
Próximo Texto: Livro: Dependência de drogas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.