São Paulo, quarta-feira, 09 de setembro de 2009

Texto Anterior | Índice

Infecção prejudica memória em idoso com doença de Alzheimer

Estudo diz que o aumento da proteína inflamatória TNF acelera piora do quadro

FERNANDA BASSETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Resfriados, viroses, inflamações e outras infecções (inclusive aquelas causadas por uma contusão, por exemplo) podem acelerar a perda de memória em pessoas com doença de Alzheimer, aponta um estudo publicado na revista "Neurology". Segundo os pesquisadores, isso acontece porque as infecções aumentam o nível da proteína inflamatória TNF (fator de necrose tumoral) no sangue.
O excesso dessa substância, teoricamente, aceleraria a perda de memória e, consequentemente, pioraria a doença. Durante seis meses, os cientistas acompanharam 222 idosos portadores da doença, com idade média de 83 anos. Eles observaram que 110 deles desenvolveram infecções em áreas como pulmões, trato urinário, intestino e estômago. Os voluntários que apresentaram mais de uma dessas infecções durante o estudo dobraram o ritmo de perda cognitiva em comparação com os que não tiveram infecções.
Os resultados indicaram também que aqueles pacientes que já apresentavam níveis altos de TNF no sangue no início da pesquisa (o que indicaria uma inflamação crônica) apresentaram perda cognitiva quatro vezes mais acelerada. José Marcelo Farfel, geriatra do hospital Albert Einstein e da USP, diz que a relação entre inflamações e perda cognitiva é observada na prática clínica.
"O estudo comprova que qualquer tipo de agressão ao organismo, em especial as infecções e inflamações, pode desencadear a piora do quadro. Assim, os resultados mostram que a melhor maneira de controlar a piora da doença é evitar quadros de infecção", afirma.
O neurologista Arthur Cukiert, do Hospital Estadual Brigadeiro, diz que ainda não é possível saber se o aumento da TNF é a causa ou a consequência da doença. "Se outros estudos indicarem que a TNF é realmente um marcador da doença, pode ser possível criar medicamentos para bloquear sua ação nesses pacientes."

Colaborou JULLIANE SILVEIRA, da Reportagem Local



Texto Anterior: Sinais servem de alerta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.