São Paulo, sexta-feira, 09 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Doação de droga em teste deve ter novas regras

DE SÃO PAULO

Está em consulta pública uma nova regulamentação para o fornecimento de remédios ainda em fase de teste, por parte da indústria farmacêutica, para pacientes que participem ou não de pesquisas clínicas.
A regra proposta pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) inclui o chamado uso compassivo de medicamentos, que permite que um paciente peça o fornecimento de um remédio, mesmo que ainda em testes, se ficar comprovado que ele tem uma doença grave sem tratamento eficaz.
A proposta contém normas para a doação dos remédios para os voluntários dos testes clínicos após o término da pesquisa. Quem arca com os custos são os próprios patrocinadores dos estudos.
Segundo Vítor Harada, presidente da Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica, a atual exigência de que os laboratórios forneçam os remédios após os testes clínicos dificulta a realização de pesquisas no país.



Texto Anterior: Pesquisas clínicas terão mais recursos
Próximo Texto: Vacina experimental traz esperança para enfrentar malária
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.