São Paulo, quinta-feira, 11 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMUNIZAÇÃO

Ministério da Saúde vacinou 81% dos idosos contra a gripe

DA REPORTAGEM LOCAL

Após prorrogar a campanha de vacinação de idosos contra a gripe, o Ministério da Saúde cumpriu sua meta inicial, de 80% de cobertura, e imunizou 81,47% dos brasileiros com mais de 60 anos. A porcentagem corresponde a 15,8 milhões de pessoas -1,5 milhão a mais do que as vacinadas no ano passado.
O término da campanha estava previsto para 8/5. Como a meta inicial não havia sido atingida, o prazo foi adiado para 29/5.
Mesmo assim, quatro Estados não atingiram o objetivo, entre eles São Paulo, com 75,05%, Rio de Janeiro, com 77,9%, e Santa Catarina, com 78,28%. O Rio Grande do Sul, cujo clima mais frio favorece a gripe, foi o que teve menor cobertura (71,96%).
O Ministério afirma que esses Estados discordam do resultado e alegam que o total de idosos, calculado com base em estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), está superestimado. Eles dizem que já atingiram a meta de 80%. O Ministério avalia o caso.
Foram gastos R$ 162,2 milhões no programa. Na campanha de 2010, além dos idosos, trabalhadores da saúde -mais expostos aos vírus da gripe- serão vacinados de forma gratuita.


Texto Anterior: Bebê de mãe diabética tem mais riscos
Próximo Texto: Acupuntura: Técnica pode amenizar azia na gestação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.