São Paulo, terça-feira, 11 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Como esperado, futebol lidera com folga a preferência nacional

DE SÃO PAULO

O futebol reina absoluto entre os esportes mais praticados no país. Sua versão "tradicional" -de campo- é praticada por 11,6% dos brasileiros e lidera a lista das modalidades favoritas.
O futsal vem logo atrás, na terceira posição, praticado por 6,4% das pessoas. O chamado futebol society (jogado em grama sintética e com sete jogadores) ocupa a quinta colocação, com 2,8%.
Apesar do domínio da bola no pódio, a corrida e a caminhada também mostraram sua força. Agrupadas na mesma categoria que o atletismo, as modalidades estão na vice-liderança, sendo praticadas por 6,5% dos brasileiros.
Considerando só as mulheres, o grupo corrida/caminhada/atletismo é o mais praticado e lidera com folga em todas as regiões do país. "Corrida e caminhada são mais simples de começar porque não precisam de uma grande estrutura material ou de aparelhos", avalia Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física.
Ele alerta, porém, que apesar da aparente simplicidade é importante ter orientação de um profissional. "Se mal executados, esses exercícios podem facilmente provocar uma lesão", disse.
De acordo com Steinhilber, do ponto de vista da saúde, não existe uma modalidade melhor do que a outra. Alguns esportes, como o remo e a natação, no entanto, são mais completos porque trabalham praticamente todos os grupos musculares. Enquanto a natação é praticada por apenas 1,7% dos brasileiros, o remo não tem nem um lugar só seu na lista. Ele aparece agrupado em "outros", que são praticados por 2,5% das pessoas.

CAPITAL DO SKATE
São Paulo é a cidade onde há mais gente andando de skate, com 1,2% de adeptos. "São Paulo tem essas características urbanas que favorecem o esporte", explica Cesar Gualdani, da Sport+Markt, a consultoria que realizou o estudo.
Santos, no litoral paulista, é a cidade que tem proporcionalmente mais surfistas (2,9%). Já Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, é a cidade com mais homens jogando basquete. (GM)


Texto Anterior: Maioria dos brasileiros está longe dos esportes
Próximo Texto: Grupo japonês cria cérebros transparentes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.