São Paulo, sábado, 13 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo exame genético permite prever lesões de herpes genital

Exame está disponível apenas nos EUA e pode indicar a frequência das crises

MARIANA VERSOLATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um novo teste genético prevê com que frequência as pessoas terão lesões provocadas pelo vírus do herpes genital. O exame, disponível nos Estados Unidos, foi apresentado no 68º encontro da Academia Americana de Dermatologia.
O exame é feito a partir da coleta de mucosa genital e mostra a presença ou ausência de mutações específicas no gene MBL, que tem um papel importante na resposta do sistema imunológico à infecção. Um paciente cujo teste tem resultado positivo tem aproximadamente 80% de chance de desenvolver lesões frequentes.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Omar Lupi, o novo teste permitirá, pela primeira vez, fazer um prognóstico da evolução do paciente com herpes. "Um dos benefícios é poder diminuir a tensão das pessoas que têm o vírus. Muitos pacientes perguntam: "Vou ter outras lesões? Quando?", e a gente simplesmente não sabia. Agora é possível dizer quais são as chances de eles contaminarem os parceiros", afirma.
Para Lupi, o exame também permite preparar um tratamento personalizado mais eficaz de combate ao vírus.
Segundo o dermatologista, cerca de 92% da população tem o vírus, mas apenas 10% deles têm crises recorrentes. O teste custa US$ 249 nos EUA, mas ainda deve ser aprovado pela Anvisa para ser usado no Brasil.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Contracepção: Uso de pílula pode aumentar longevidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.