São Paulo, quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIGITAL

SP lança rede de diagnóstico por imagem em tempo real

FERNANDA BASSETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lançou ontem a primeira rede estadual de diagnóstico por imagem da América Latina. O serviço, que funcionará 24 horas por dia, receberá imagens digitalizadas em tempo real e emitirá laudos em até 30 minutos. Casos emergenciais terão prioridade.
Foram investidos R$ 12 milhões na aquisição de equipamentos de alta definição e de antenas para a transmissão das imagens, na instalação da central de monitoramento e na adaptação dos aparelhos (tomógrafos, raios-X e ultrassons).
Pelo sistema, assim que o paciente passar por um exame de imagem em um hospital estadual, essa imagem será enviada para a central de diagnóstico onde será analisada pelo radiologista.
O profissional fará o laudo, e o resultado será enviado de volta para a unidade solicitante no mesmo dia. Com a digitalização das imagens, cerca de 80% dos filmes e papéis para diagnósticos deixarão de ser usados.
"Os monitores para avaliar as imagens são de alta resolução, mas, se por acaso houver alguma dúvida ou imprecisão na imagem, o radiologista pede para ser feito outro exame na hora", explicou Luiz Roberto Barradas Barata, secretário da Saúde.
O governador José Serra diz que as principais vantagens são centralizar as análises em um único centro especializado e não precisar de radiologistas em todos os hospitais do interior.
"É um sistema que sai muito mais barato e oferece mais qualidade ao paciente. Acabou aquele negócio de carregar envelopão com resultado embaixo do braço."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Tecnologia: Inca recebe aparelhos para mapear câncer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.