São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RJ usa material para regenerar pele e tecidos

DA REPORTAGEM LOCAL

Células-tronco retiradas da gordura estão sendo usadas há quase dois anos na regeneração de pele e outros tecidos em cirurgias plásticas e procedimentos estéticos no Rio. Os estudos foram desenvolvidos pelo biólogo Radovan Borojevic, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Segundo ele, a principal função dessas células extraídas da gordura tem sido a reconstituição de tecido adiposo, como nos casos de lipodistrofias. "As células-tronco extraídas dele são as mais interessantes para os processos de reparo, desde a revascularização até a reparação de tecidos ósseos."
Borojevic também avalia que o uso da gordura seja uma boa opção pela facilidade de acesso -basta uma punção na barriga- e em razão da quantidade de células-tronco que ela oferece.
O biólogo diz que só trabalha com a gordura do paciente para evitar rejeição. Para ele, a técnica poderá substituir enxertos que até então só eram feitos com o tecido adiposo total. "Esse tecido dá efeito imediato, mas o volume se perde rápido. As células adiposas são frágeis."
Os efeitos com as células-tronco surgem em até quatro semanas, diz Borojevic. "Às vezes, isso é frustrante porque o paciente gosta de resultado imediato." O procedimento já é feito em clínicas como a de Ivo Pitanguy. (CC)



Texto Anterior: Célula-tronco de gordura é usada em cirurgia cardíaca
Próximo Texto: Calvície: Fatores genéticos estão ligados à perda dos fios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.