São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Ministério nega problemas de abastecimento

Rafael Hupsel/Folha Imagem
Pacientes do Hospital Brigadeiro, que alegam falta de fator 8

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Saúde informou ontem que cumpre o cronograma de entrega de fator 8 e que não há falta nem racionamento por parte do governo federal. A quantidade é calculada com base nos pacientes cadastrados e os lotes, enviados às respectivas secretarias estaduais.
Ontem, o ministério liberou 4 milhões de unidades internacionais em lotes de fator 8. Segundo a federação de hemofilia, 500 unidades correspondem a um frasco. O órgão diz ainda que tem em torno de 40 milhões de unidades em estoque.
O ministério afirma que, em casos pontuais, pode haver pequenos atrasos por questões de logística.
Segunda a Secretaria da Saúde de SP, Estado onde foram detectados pela reportagem problemas de abastecimento, as remessas do ministério em termos de quantidade e datas foram irregulares nos últimos seis meses. A quantidade de fator recebida ontem, segundo o órgão, estava prevista para outubro.
A Baxter, empresa que recolheu lote do fator 8 recentemente, diz que supriu com novo lote a quantidade, que isso não foi motivo para o desabastecimento e que tem antecipado em até um mês as remessas do produto.


Texto Anterior: Hemofílicos se queixam de falta de anticoagulante
Próximo Texto: Equipe retira sedação de jovem curado de raiva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.