São Paulo, sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Índice

OBSTETRÍCIA

Cesárea antes de 39 semanas prejudica bebê

DA REPORTAGEM LOCAL

Agendar a data do parto de um bebê antes que a gestação complete 39 semanas pode aumentar os riscos de a criança ter problemas respiratórios e cardíacos. Pesquisadores da Universidade do Alabama, nos EUA, acompanharam 13.258 gestantes e mostraram que um terço delas agendou o parto antes de a gestação completar 39 semanas. A gravidez completa dura 40 semanas.
Segundo o obstetra Corintio Mariani Neto, diretor da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), embora não existam números, a situação no Brasil é semelhante.
"A antecipação do parto normalmente acontece pela conveniência das próprias mães e dos médicos, que preferem agendar a data de acordo com seu trabalho. Além disso, há a tendência de acreditar que após 37 semanas o corpo do bebê já está "completo", então não haveria motivos para esperar pelo fim da gravidez", explica.
(FERNANDA BASSETTE)


Texto Anterior: Câncer de pele dobra risco de tumor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.