São Paulo, sexta-feira, 17 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

Apenas seis em cada cem paulistas conhecem qual é a pressão ideal

Segundo estudo, mesmo após estimulados, só 22% responderam "13 por 8"

RACHEL BOTELHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Apenas 6% dos paulistas sabem qual é a taxa considerada ideal para a pressão arterial, de 130 mmHg por 80 mmHg. A conclusão faz parte de um levantamento divulgado ontem e realizado pela Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e pelo Datafolha em 2008. Mesmo depois de estimulados, apenas 22% dos entrevistados acertaram a resposta. Foram ouvidas 2.096 pessoas, em 85 cidades. "Os resultados foram surpreendentes pelo nível de desconhecimento da população", afirma Ari Timerman, presidente da Socesp.
O fato é preocupante porque a hipertensão é uma doença silenciosa que eleva o risco de problemas cardiovasculares. "Muita gente que tem pressão alta não sabe disso porque não tem sintomas. Ela trabalha como um cupim: sem perceber, um dia a casa cai", afirma.
Quanto aos principais fatores de risco cardiovascular, 18% dos entrevistados citaram a hipertensão, atrás de tabagismo, sedentarismo e estresse. Os homens se mostraram menos informados sobre o perigo da pressão alta em comparação com as mulheres: apenas 12% deles indicaram a hipertensão como fator de risco, em comparação com 23% das mulheres. Entre os jovens de 18 a 24 anos, somente 9% sabem da importância de manter a pressão nos níveis recomendados, enquanto os adultos de 45 a 70 anos estão mais informados (26%).


Texto Anterior: Cirurgia leva garota a atingir o peso ideal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.