São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Quase metade da população está acima do peso

DE BRASÍLIA

A pesquisa do Ministério da Saúde revela um aumento do número de brasileiros acima do peso. O problema afeta 48% da população, incluindo 15% de obesos. Em 2006, essas fatias eram de 42,7% e 11,4%.
Foi considerado com excesso de peso quem tinha IMC (índice de massa corporal) acima de 25 e obeso quem tinha IMC acima de 30. O índice se calcula dividindo o peso pela altura ao quadrado.
O crescimento de um ponto percentual por ano na proporção de obesos foi considerado "muito preocupante".
Segundo Deborah Malta, da Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério, o fenômeno está ligado ao maior consumo de produtos industrializados em detrimento de frutas e legumes.
O feijão é um exemplo. O índice de brasileiros que comem o alimento cinco vezes por semana caiu de 71,9% para 66,7% em quatro anos. Outro fator que favorece a obesidade é o sedentarismo. Segundo a pesquisa, 14,2% da população adulta não pratica atividade física.
O Rio de Janeiro tem o maior índice de pessoas acima do peso: 52,7%. Em São Paulo, o percentual é de 48,5%. O menor índice (36,6%) é o de Palmas.
Quanto à atividade física, os moradores do Distrito Federal se saíram melhor: 22,4% fazem algum exercício. O menor índice é o de Teresina (PI), com 13%. São Paulo, com 13,7%, está entre as piores capitais nesse quesito.


Texto Anterior: Abuso de álcool cresce e tabagismo cai
Próximo Texto: Gripe: Vacina para quem tem medo de agulha é lançada no Brasil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.