São Paulo, domingo, 20 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

A gripe A (H1N1) na América

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

O verão nos Estados Unidos está terminando e vacinas para enfrentar a temporada outono-inverno do vírus A (H1N1) naquele país já estão praticamente prontas. As vacinas foram produzidas por quatro laboratórios (CSL Limited, MedImune LLC, Novartis Vaccines e Sanofi Pasteur) com base em vírus A (H1N1) isolados e modificados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês).
Essas vacinas, segundo a FDA, instituição americana de controle de alimentos e medicamentos, provocam efetivamente resposta imunológica em adultos de oito a dez dias após a vacinação.
Elas também podem ser aplicadas no mesmo dia da tradicional vacina antigripal anual, já que a vacina contra o vírus A (H1N1) não protege contra os outros vírus comuns da gripe. Entretanto, cuidados especiais e avaliação médica para o emprego dessas vacinas devem ser adotados para as pessoas alérgicas a ovos.
Os remédios antivirais que previnem a gripe são efetivos em 70% a 90% dos casos e apenas contra os vírus que não são resistentes a essa medicação. Por esse motivo, o medicamento não substitui a vacina.


Texto Anterior: Novas técnicas ajudam na reabilitação
Próximo Texto: Curso: Problemas jurídicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.