São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PRODUÇÃO NACIONAL

Vigilância publica regras para "genéricos" de drogas biológicas

DE SÃO PAULO - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou ontem normas que servem de base para a cópia, o registro e a produção de medicamentos biotecnológicos no Brasil. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou as regras durante evento da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Rio de Janeiro. Esses produtos chamados de biológicos são criados a partir de organismos vivos. Os remédios não biológicos são feitos com moléculas sintéticas.
A medida é um estímulo ao ingresso da indústria nacional no mercado dos biológicos. As empresas poderão produzir versões similares de remédios cujas patentes tenham vencido. Os remédios biológicos, usados no tratamento de câncer, doenças inflamatórias e infecciosas, custam hoje muito mais do que os produtos sintéticos. No SUS, essas drogas são 1% da oferta de medicamentos, mas comprometem 34% do orçamento do Ministério da Saúde para compra de remédios.
Para Odnir Finotti, presidente da Pró Genéricos, associação das indústrias do setor, a publicação da norma é um passo importante. "Agora, o governo pode aumentar a oferta dos biossimilares, elevando a concorrência, mas mantendo a eficácia." Segundo Finotti, as empresas que produzem genéricos estão muito interessadas nesse novo mercado.


Texto Anterior: Radioterapia evita volta de câncer de mama
Próximo Texto: Outubro rosa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.