São Paulo, domingo, 21 de março de 2010

Texto Anterior | Índice

PLANTÃO MÉDICO

A filosofia da cirurgia

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Aposentado após brilhante carreira na área da cirurgia do aparelho digestivo, Henrique Walter Pinotti, professor-emérito da Faculdade de Medicina da USP, é autor de mais de 800 trabalhos publicados em revistas médicas nacionais e estrangeiras, além de 36 livros e monografias lançadas no Brasil e no exterior.
Pinotti aproveita sua experiência de mais de 50 anos e oferece aos médicos e residentes uma obra inédita no campo da cirurgia.
Nas 261 páginas divididas em 20 capítulos de "Filosofia da Cirurgia", Pinotti rememora a forma empírica das operações nas antigas civilizações e mostra a repercussão do início dos estudos da anatomia humana para a cirurgia, há cerca de 500 anos.
Analisa, igualmente, o progresso da cirurgia no século 20: "Acordávamos pela manhã com inovações acontecidas na véspera!".
O autor considera fundamental para o cirurgião um mecanismo reflexivo no tratamento dos pacientes e na interpretação do conjunto da moral e ética, com ênfase em que a realidade ou verdade científica em cirurgia é também mutável.

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.