São Paulo, sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Texto Anterior | Índice

NUTRIÇÃO

78% dos hospitalizados não se alimentam corretamente

RACHEL BOTELHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Dados preliminares de um estudo inédito, realizado em 25 hospitais públicos e privados de dez Estados brasileiros, revela que 78% dos pacientes internados não se alimentam corretamente.
O número refere-se a duas instituições do Rio Grande do Sul e duas do Rio de Janeiro, totalizando 104 pacientes. O resultado final será divulgado em novembro.
Sabor que não agrada, perda do horário da refeição devido à realização de exames e falta de apetite foram os principais motivos alegados.
Segundo José Spolidoro, presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, que coordenou o estudo, metade de todos os pacientes não tinha em seu prontuário médico uma avaliação de risco nutricional. "Entre os que tinham essa informação, metade estava com o risco nutricional aumentado", afirma.
Uma alimentação adequada é importante porque, na sua ausência, o paciente pode apresentar desnutrição, piorando o quadro geral e dificultando a recuperação da doença de base.


Texto Anterior: Exercício pode viciar amador e profissional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.