São Paulo, domingo, 22 de março de 2009

Texto Anterior | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Os riscos para o coração brasileiro

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Durante os trabalhos da 58ª Reunião Anual da ACC (American College of Cardiology), que acontecerá entre os dias 29 e 31 em Orlando, EUA, serão realizados simpósios conjuntos de médicos americanos com representantes de sociedades nacionais de cardiologia que irão relatar os problemas observados em seus respectivos países e relacionados a doenças cardíacas.
Dentre os 14 simpósios, os canadenses abordarão a terapia com células-tronco na insuficiência cardíaca; os franceses, temas de arritmia cardíaca e os alemães falarão sobre o tratamento percutâneo da valva aórtica.
O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Antonio Carlos Palandri Chagas, coordena o simpósio do Brasil. O tema, isquemia miocárdica, terá como relatores os médicos Protásio Lemos da Luz e Luiz A. Mattos. Segundo Palandri Chagas, cerca de 300 mil mortes anualmente por doenças cardiovasculares são observadas no Brasil.
Esse elevado índice deve continuar, explica, porque recente pesquisa mostrou que dois em cada três brasileiros desconhecem os principais fatores de risco para o coração. O brasileiro continua fumando, não se preocupa com a pressão e a obesidade, não pratica exercícios físicos regularmente e também é desleixado com a qualidade dos alimentos nas suas refeições.

A camisinha da mulher
O FDA, organismo norte-americano de controle de insumos relacionados à saúde, autorizou recentemente a venda, nos EUA, do que seu fabricante denomina "segunda geração" de camisinhas femininas, que já foram autorizadas no Brasil. Ela é fabricada a partir de um polímero de nitrile enquanto a da primeira geração era à base de poliuretano.
A camisinha feminina, que pode substituir a masculina, protege igualmente contra as doenças sexualmente transmissíveis e impede a transmissão da Aids.

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Estudos testam empatia à dor alheia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.