São Paulo, sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

MAPEAMENTO

Interação com bebê faz área do cérebro materno aumentar

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA - Uma pesquisa publicada pela revista da American Psychological Association descobriu que os cérebros das mães crescem após o parto, à medida que elas aprendem a lidar com o recém-nascido.
Pesquisadores do National Institute of Mental Health, em Maryland, nos Estados Unidos, mapearam os cérebros de 19 mulheres que deram à luz meninos e meninas.
A comparação de imagens tiradas entre duas a quatro semanas e entre três a quatro meses depois do parto mostrou que o volume da massa cinzenta das mães aumentou em diversas partes do cérebro.
As áreas que mais se desenvolveram estão envolvidas com motivação, recompensa, processamento de emoções, raciocínio e julgamento.
Os autores especulam que os níveis hormonais e a necessidade de lidar com os desafios de um bebê levaram ao aumento das células cerebrais.


Texto Anterior: Ética: Médicos distorcem pesquisas e colocam pacientes em risco
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.