São Paulo, quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AIDS

Duas drogas para tratar HIV aumentam risco cardíaco

FERNANDA BASSETTE
DA REPORTAGEM LOCAL
MARIANA VERSOLATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A FDA (agência que regula medicamentos nos EUA) publicou um alerta informando que o uso em conjunto dos antirretrovirais saquinavir e ritonavir -usados no tratamento de HIV- eleva o risco de problemas cardíacos.
A agência está revisando dados de ensaios clínicos sobre os efeitos potencialmente graves dessas drogas. Segundo a FDA, a investigação ainda está em andamento, entretanto, os profissionais de saúde e seus pacientes devem estar cientes desse risco.
Os dois medicamentos, da classe dos inibidores de protease, são usados no Brasil. Segundo o infectologista Caio Rosenthal, do Emílio Ribas, os dois costumam ser prescritos em conjunto para pacientes com tuberculose.
"O número de pacientes soropositivos com tuberculose ainda é preocupante e bastante significativo. A tuberculose é a infecção oportunista mais frequente nessas pessoas. E os pacientes não podem interromper a medicação", disse. Em alguns casos, é possível substituir o uso desses medicamentos por outro de uma classe diferente.
Segundo o infectologista Adriano Oliveira, da Sociedade Brasileira de Infectologia, o saquinavir e o ritonavir têm, cada vez mais, caído em desuso. "Mas os dois ainda são importantes para os pacientes que têm resistência a outros medicamentos", diz.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que está acompanhando a questão envolvendo os antirretrovirais, mas que, por enquanto, os benefícios do tratamento são maiores do que os riscos de problemas cardíacos.
Mário Schaeffer, presidente da ONG Pela Vidda, diz que o dado preocupa. "Talvez agora a gente entenda porque tantos pacientes estão adoecendo por doenças que não são oportunistas."


Texto Anterior: Pandemia de gripe ainda não atingiu o pico, afirma OMS
Próximo Texto: Cigarro: Revista bane artigos pagos por indústria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.