São Paulo, segunda-feira, 25 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

Livro relata cotidiano de crianças internadas no HC

Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
O garoto Iago Silva, de 12 anos, diverte-se na brinquedoteca


JULLIANE SILVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Para Marcus Vinícius, 12, ter alta é apertar o botão do elevador e subir, referindo-se à saída no andar superior do hospital. Já Samuel, 8, diagnostica a amiga Karen, 4: "Ela pode ver a comida, só não pode comer".
Essas e outras cem frases foram ditas nos últimos três anos por pacientes internados no Instituto da Criança do HC de São Paulo. As sentenças estão reunidas no livro "O Hospital pelo Olhar da Criança" (ed.Yendis, R$ 49, 156 págs), escrito pelas terapeutas ocupacionais Aide Kudo e Priscila Bagio Maria, que será lançado na quarta-feira (27/5).
A intenção, diz Kudo, é sensibilizar quem lida com as crianças. Na literatura, os dados sobre internação infantil são muito técnicos.
"No dia a dia, isso se torna muito rotineiro, e esquecemos que a criança tem outras necessidades. Poderia escrever tecnicamente aos profissionais, mas quis que os leitores concluíssem por si ao ler as impressões desses pequenos pacientes."


Texto Anterior: Números
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.