São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONCOLOGIA

Taxa de novos casos de câncer cai pela primeira vez nos EUA

DA REDAÇÃO

Casos de câncer estão em queda pela primeira vez nos EUA, e a trajetória decrescente de mortes relacionadas à doença está se acentuando, concluiu um estudo realizado pelo governo norte-americano e por especialistas da rede privada.
Segundo Otis Brawley, membro da diretoria da American Cancer Society, trata-se da primeira vez em que a incidência de câncer cai desde que os registros começaram, nos anos 1930. A taxa de novos casos caiu 1,8% ao ano entre homens de 2001 a 2005. Entre as mulheres, a queda anual foi de 0,6% entre 1998 e 2005.
Já as taxas de mortalidade por câncer em geral começaram a cair em 1991, e esse declínio está se acentuando nesta década.
Rastreamento regular para câncer de cólon e de mama, diminuição das taxas de tabagismo e tratamentos mais avançados colaboraram para a queda, verificada em todos os grupos étnicos, segundo Brawley. O câncer continua sendo a segunda causa de morte no país, no entanto, atrás apenas das doenças cardíacas.
O estudo, publicado no periódico "Journal of the National Cancer Institute", detalhou diferenças regionais preocupantes na prevalência de câncer de pulmão, ligadas ao fato de certos estados estarem avançando mais ou menos na redução do tabagismo entre a população.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Câncer: Instituto abre primeira sala de centro cirúrgico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.