São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Chá preto pode reduzir riscos de câncer de mama

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A chance de que mulheres de menos de 50 anos tenham câncer de mama é 37% menor entre as que consomem diariamente ao menos três xícaras de chá de Camellia sinensis, apontou uma pesquisa do Centro de Câncer de Moffitt, na Flórida. O estudo não incluiu infusões de ervas como o mate, mais popular no Brasil.
Os pesquisadores entrevistaram 5.082 americanas entre 20 e 74 anos que já tiveram câncer e 4.501 sem o histórico. Não foi encontrada relação entre a doença e o consumo de chá entre as mulheres de mais de 50 anos.
Pesquisas anteriores já atribuíram ao alto consumo de chá o número "consideravelmente mais baixo" de morte por câncer de mama em países asiáticos. A bebida tem substâncias antioxidantes, que podem proteger contra alguns tipos da doença.
No entanto, o resultado pode não estar relacionado apenas ao consumo de chá, segundo o biomédico João Ernesto de Carvalho, da Unicamp. "Talvez pessoas que bebem mais chá também consumam mais vegetais e menos carne", diz. (MAURÍCIO HORTA)


Texto Anterior: Medicamento: Anvisa autoriza registro de genérico contra Aids da Fiocruz
Próximo Texto: Propaganda: Anvisa proíbe publicidade de cápsulas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.