São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATIVIDADE FÍSICA

Exercício evita tumor de mama e esteatose

Mulheres com peso normal que se exercitam vigorosamente têm aproximadamente 30% menos chances de desenvolver câncer de mama do que aquelas que não se exercitam. É o que mostra um estudo realizado durante 11 anos com 32.269 mulheres norte-americanas na pós-menopausa pelo instituto do câncer dos EUA. A pesquisa considerou atividade vigorosa trabalhos domésticos intensos como lavar janelas, esfregar o chão e jardinagem e esportes como corrida, tênis e pedalada em áreas montanhosas.
"Possivelmente, os mecanismos desenvolvidos pela atividade física que protegem contra o câncer incluem aumento da função imunológica e diminuição da inflamação crônica", disse o líder da pesquisa, Michael Leitzmann.
Já um estudo realizado com ratos constatou que parar com a atividade física diária ativa precursores específicos que podem levar à esteatose hepática (gordura no fígado). A pesquisa, da Universidade do Missouri, indica que o sedentarismo repentino pode aumentar os níveis de gordura no fígado em pouco tempo.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Esclerose múltipla: Doenças dificultam diagnóstico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.