Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Saiba mais

Doença ainda afeta 34 milhões mundo afora

DE SÃO PAULO

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgados no ano passado indicam que atualmente há 34 milhões de pessoas no mundo contaminadas pelo HIV.

O número de novas infecções caiu de 3,1 milhões em 2001 para 2,7 milhões em 2010. Já o número de pacientes com acesso a medicamentos passou de apenas 400 mil em 2003 para 6,65 milhões no ano passado.

Dados do Unaids (agência da ONU responsável por enfrentar a doença) revelam que, em escala mundial, a década de 2000 terminou com aumento de 17% no número de pessoas vivendo com HIV, número que se explica, em boa parte, pela queda de mortes pelo vírus por oferta de tratamento.

Nos últimos anos, também têm avançado as estratégias de prevenção, a começar por possíveis vacinas.

Em 2009, um teste clínico na Tailândia foi o primeiro a mostrar que seria possível usar uma vacina para evitar a contaminação em seres humanos.

Entre resultados positivos com o Truvada, dois saíram na semana passada. Um estudo envolveu a prevenção da doença em 4.758 casais heterossexuais ( nos quais um dos parceiros tinha a doença) que vivem no Quênia e em Uganda. O outro estudo foi feito com 1.200 adultos jovens em Botsuana.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.