Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cartilha vai orientar atenção à síndrome de Down no SUS

Texto reúne lista de exames especiais de pacientes e informações para a família

DIANA BRITO
DO RIO

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou ontem o primeiro manual com diretrizes de atenção às pessoas com síndrome de Down destinadas a profissionais do SUS. A meta é orientar médicos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros no atendimento a esse público.

O exemplar será distribuído a partir desta semana em órgãos públicos e também pode ser obtido no site do Ministério da Saúde. A tiragem inicial é de 300 exemplares.

"É como se fosse um protocolo para que os profissionais de saúde saibam como diagnosticar e acompanhar pessoas que têm síndrome de Down. Para que saibam, por exemplo, quais vacinas elas também devem tomar", disse o ministro durante evento no Centro de Referência das Pessoas com Deficiência de Irajá, zona norte do Rio.

Entre as orientações voltadas para os especialistas está a forma de comunicar o nascimento de uma criança com síndrome de Down.

Antes de dar a notícia aos pais, é importante que eles tenham tido a oportunidade de ver, acariciar e amamentar o recém-nascido, criando vínculo com o bebê e evitando ideias preconceituosas após o diagnóstico.

Também há informações sobre exames complementares necessários, como o cariótipo, ecocardiograma, hemograma, TSH (hormônio estimulante de tireoide) e hormônios tireoidianos (T3 e T4).

Esses cuidados são importantes para detectar problemas com incidência maior entre as pessoas com síndrome de Down, como doenças do coração e da tireoide.

No evento, Padilha também apresentou uma cartilha voltada para os próprios portadores da síndrome. O documento foi criado por um grupo de jovens com deficiência intelectual e traz orientações para as diferentes etapas da vida do portador.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.