São Paulo, terça-feira, 21 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

para conhecer

Férias

Semana de biotecnologia na USP

Estudantes do ensino médio e do fundamental interessados em física e bioquímica podem "aquecer" os neurônios, antes do início do ano letivo de 2005, com a primeira edição da Escola Avançada de Biotecnologia, que será realizada de 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2005, no Instituto de Física de São Carlos, da USP (Universidade de São Paulo). Trata-se de uma série de palestras proferidas por diferentes pesquisadores da universidade. As atividades incluem aulas teóricas e experimentais -por exemplo, experimentos avançados nas áreas de biotecnologia, bioquímica, engenharia genética e física moderna-, além de visitas a laboratórios do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural.
Saiba mais: www.if.sc.usp.br

Patrocínio

Telemar e Petrobras recebem projetos

Quem procura patrocínio para a realização de projetos culturais já pode tirar as propostas da gaveta e encaminhar para quem possui verba destinada a esse fim. A Telemar, que recebe inscrições até o dia 29 de dezembro, tem um programa para projetos artísticos que apostem na utilização de novas técnicas e linguagens e que sejam acessíveis a diferentes camadas da população. Em 2004, 53 projetos foram patrocinados, tota-lizando um investimento de R$ 11 milhões.
Já o programa Petrobras Cultural incentiva a produção nas áreas de preservação e memória, cinema, música e artes cênicas. Os projetos devem ser inscritos até 14 de janeiro de 2005. Nesta edição do programa, foi criado um espaço virtual (com o nome provisório de Petrobras Energia Cultural) que tem como objetivo congregar conteúdos relativos às propostas contempladas pelo Programa, difundindo seus resultados para o grande público. O Petrobras Cultural possui verba de R$ 61 milhões.
Saiba mais: www.telemar.com.br/patrociniosculturais
www.petrobras.com.br

Internet

Rede Clara reúne redes acadêmicas

Uma lista com as principais redes acadêmicas e de pesquisa do mundo e o resumo das atividades desenvolvidas por essas entidades já estão disponíveis no endereço www.redclara.net. Trata-se da página oficial do projeto Clara: Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas, que reúne 16 países e tem por objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico entre os países membros. Um bom site para atualizar-se sobre as linhas de pesquisa das instituições acadêmicas e saber a agenda de eventos internacionais relativos à pesquisa e à educação.
Saiba mais: www.rnp.br/redes/clara

Ensino fundamental

Escolas podem solicitar kits sobre telefonia

Escolas públicas e privadas de São Paulo que quiserem incrementar suas aulas de ciências com uma mostra sobre a evolução da telefonia podem solicitar os kits Feira de Ciências, da Fundação Telefônica. Os alunos podem conhecer desde o conceito que originou o telefone, em 1876, até aparelhos das décadas de 20 e 40. As escolas interessadas, que podem ficar com o material por até cinco dias, devem fazer o agendamento no Núcleo de Memória Telefônica. Com o kit, a escola recebe exemplares do "Almanaque do Telefone" e um CD-ROM.
Saiba mais: tel. 0/xx/11/3105-4481
historia@telefonica.org.br

Profissionalizante

Centro comunitário ensina artesanato e culinária

O Núcleo de Atendimento e Trabalho Sócio-Educativo com Famílias, do Centro Comunitário Jardim Macedônia, em São Paulo, promove, a partir de janeiro de 2005, cursos profissio-nalizantes de culinária e artesanato. A produção dos alunos é vendida em bazares, e a renda é revertida para a própria entidade. Com duração de cinco meses, o curso é realizado com apoio da ONG Corrente Viva. As inscrições para os cursos, gratuitos, estão abertas e devem ser feitas por telefone.
Saiba mais: tel. 0/xx/11/5825-2709


Texto Anterior: Inteligências: Outro MEC é possível
Próximo Texto: Cartas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.