São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste

Fragrâncias e aromas, presentes em vários alimentos e produtos industrializados, transmitem muito mais informações do que somos capazes de captar

O perfumista

Marcelo Martins
colaboração para a Folha

1. Qual dos produtos abaixo tem aroma?
a) Batom
b) Creme de cabelo
c) Xampu
d) Perfume

2. Qual dos elementos abaixo não é uma matéria-prima utilizada na criação de uma fragrância?
a) Sândalo
b) Stévia
c) Musgo de carvalho
d) Lavanda

3. Assinale a alternativa falsa:
a) Pedra tem cheiro
b) Toda flor é cheirosa
c) É possível sentir o sabor dos alimentos pelo olfato
d) É impossível imitar perfeitamente um óleo essencial natural

4. A matéria-prima sintética amber gris é muito utilizada em perfumes. Qual é a sua origem natural?
a) Casco de rena
b) Chifre de rinoceronte
c) Vômito de baleia
d) Pêlo de doninha

5. Quantos cheiros um ser humano é capaz de distinguir?
a) Até cem
b) De cem a 500
c) De 500 a mil
d) Mais de 6.000

6. Hoje, a indústria química utiliza mais ingredientes sintéticos do que naturais. Isso porque?
a) Eles são mais baratos
b) Eles agridem menos o ambiente
c) Eles mantêm um padrão de qualidade mais constante
d) Todas as alternativas estão corretas

7. O olfato é o único dos sentidos que tem conexão direta com as emoções e a memória. Esse enunciado está:
a) Correto, apenas o olfato tem essas características
b) Errado, todos os sentidos estão associados às emoções e à memória
c) Errado, o olfato tem conexão direta só com as emoções e não com a memória
d) Errado, o olfato tem conexão direta só com a memória e não com as emoções

8. Sentimos um perfume nas outras pessoas e não em nós mesmos porque:
a) As pessoas costumam passar muito perfume
b) Passamos perfume em áreas do corpo que estão distante do nosso nariz
c) O nariz se acostuma com o cheiro
d) Nosso nariz não consegue detectar um perfume por muito tempo

9. Quais das matérias-primas abaixo aparenta ter cheiro bom?
a) Civeta
b) Ylang Ylang
c) Castoreum
d) Aldeído C12

10. O que faz a fragrância se fixar no corpo? a) Substâncias fixadoras responsáveis por essa função
b) Substâncias que duram mais tempo e são menos voláteis
c) Todas as anteriores
d) Nenhuma das anteriores

Gabarito

1.A) Aromas possuem cheiro e sabor. Já as fragrâncias não têm sabor, apenas cheiro. No batom, é possível encontrar diversos tipos de aromas, como os de morango, framboesa, café etc. Já na formulação de cremes de cabelo, xampu e perfumes, não há aromas e sim fragrâncias, como as florais, frutais e cítricas.

2.B) Stévia é um adoçante natural e não matéria-prima de fragrância. A lavanda é cultivada em grande escala no sul da França e muito utilizada pelos perfumistas por ter caráter fresco e difusivo. O musgo de carvalho é uma espécie de líquen (alga com fungo) que cresce nas árvores de carvalho em todo o centro sul da Europa, principalmente na Iugoslávia e na França. O óleo essencial do sândalo é obtido com a destilação a vapor da madeira e da raiz de uma planta chamada Santalum album, cultivada na Índia, no Sri Lanka e na Indonésia.

3.B) Algumas flores não possuem cheiro agradável. É o caso da Amorphophallus titanium, a maior flor do mundo, que chega a medir três metros e possui cheiro de carniça e esterco. Seu cheiro é tão horrível que ela é também conhecida como flor-cadáver. Essa planta é oriunda de Sumatra, no oceano Índico.

4.C) Naturalmente obtido de uma anomalia formada no estômago ou intestino da baleia cachalote, o amber gris é encontrado na Nova Zelândia, no leste da Índia, em Madagáscar, na Indonésia, no sudoeste da África e na Noruega. É quente, resinoso, de odor doce e confere profundidade e longa duração às fragrâncias.

5.D) O ser humano é capaz de distinguir mais de 6.000 cheiros diferentes. Apesar disso, existem, hoje, pouco mais de 3.000 matérias-primas _entre sintéticas e naturais_ disponíveis para a criação de uma fragrância. O óleo essencial natural de folhas de violeta, por exemplo, é uma das matérias-primas mais raras da perfumaria. Já o óleo natural de laranja é um dos mais abundantes.

6.D) Antigamente, os perfumes eram constituídos basicamente por uma mistura quase artesanal de essências naturais. O processo de extração de óleos de flores, ervas, raízes, especiarias, madeiras, sementes, entre outros, é complexo e, conseqüentemente, caro. Além disso, a extração depende de condições climáticas, temperatura, plantio e colheita, o que dificulta o estabelecimento de um padrão de qualidade do produto. Na primeira metade do século 20, as matérias-primas sintéticas conquistaram grande espaço no mundo da perfumaria em função da facilidade de produção e do baixo custo.

7.A) O olfato está intimamente relacionado ao instinto de sobrevivência. Os odores são capazes de despertar sensações de alerta ou tranqüilidade, conforto ou incômodo, além de nos informar a origem de cada coisa. Quando alguma coisa não cheira bem, o olfato nos avisa de que algo está errado com um alimento ou até com uma situação.

8.C) Quando usamos um perfume, ficamos envoltos em uma "nuvem de vapores" proveniente da fragrância. Com a exposição prolongada a um determinado cheiro, nosso nariz acostuma-se a ele. Esse fenômeno é chamado de acomodação olfativa: nosso olfato acostuma-se com determinado cheiro e deixamos de percebê-lo, mas as pessoas ao redor continuam a senti-lo com a mesma intensidade.

9.B) Civeta e castoreum são substâncias de origem animal. O civeta é extraído da glândula do gato civete e o castorium, do castor. Ambos possuem odores desagradáveis, mas, em composição com outras matérias-primas, podem oferecer uma agradável combinação olfativa. O aldeído C12 é uma substância sintética e não lembra em nada uma substância natural. A ylang ylang é uma planta nativa da Indonésia e das Filipinas e cultivada, principalmente, nas ilhas de Madagáscar. É um dos óleos essenciais mais utilizados na perfumaria, possui odor floral intenso e agradável.

10.B) O famoso "fixador" não passa de lenda: o que existe, de fato, são notas ou famílias olfativas que duram mais tempo e são menos voláteis, aumentando a fixação de um perfume. Limão e hortelã, por exemplo, evaporam rapidamente, enquanto madeiras, raízes ou resinas demoram algumas horas para desaparecer ao olfato. A fixação é uma parte integrante do perfume (nada que se adicione) e poderá ser maior ou menor dependendo da combinação de matérias-primas usadas pelo perfumista e, também, das características de cada nota olfativa.

Se você acertou

de 0 a 4 respostas O inverno acabou, mas você parece estar gripado. Desse jeito, vai confundir achocolatado com macarrão.
de 5 a 7 respostas Seu desempenho foi um pouco melhor do que o dos gripados, mas a sua capacidade de distinguir cheiros e sabores não lhe garante um futuro próspero como mestre-cuca ou perfumista
de 8 a 10 respostas Você é quase um cão farejador!


Marcelo Martins, 28,é responsável pelas categorias Personal Care e Perfumaria Fina da IFF (International Flavors and Flagrances) para o Brasil


Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Sabor do saber: "Meu coração fica com o coração dela..."
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.