Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Google, Microsoft e Yahoo! mudam seus buscadores

Novos Google e Bing querem dar "respostas" às pesquisas; Yahoo! apresenta o Axis, plug-in e aplicativo para iPad

Google passa a incluir informações básicas na página de resultados; Microsoft torna Bing integrado ao Facebook

YURI GONZAGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Na batalha dos mecanismos de busca por maior popularidade, os três principais participantes do mercado -Google, Bing e Yahoo!- mostram novas armas.

O Google, que detém 66% das buscas nos EUA, segundo a comScore, introduziu uma ferramenta chamada Knowledge Graph (gráfico de conhecimento), uma barra posicionada à direita dos resultados que mostra doses de informação de, até agora, 500 milhões de termos.

Em uma busca por "Tanzânia", por exemplo, o Knowledge Graph mostra um mapa, a bandeira do país, sua capital, população e outros dados geográficos, além de imagens com pontos de interesse. São dados de fontes como Wikipédia e CIA.

"É um caminho que o Google está trilhando em direção a buscas mais naturais", diz Felix Ximenes, diretor de comunicação da empresa no Brasil. "A ideia é trazer respostas cada vez mais sofisticadas para o usuário."

Neste mês, a Microsoft tornou o seu buscador Bing integrado ao Facebook. Por meio da barra lateral, é possível postar links na rede social e adicionar comentários e contatos que já publicaram conteúdo relacionado.

O Bing ainda sugere perfis no Twitter, no Quora ou no Google+ de especialistas no tema pesquisado.

Sob o lema "menos tempo buscando e mais fazendo", o novo Bing passou a mostrar imagens, vídeos, mapa, análise de hotéis e restaurantes, o que o tornou melhor (e mais parecido com o Google).

YAHOO! VIRA AXIS

Em vez de tentar atrair usuários reformando seu buscador antigo, o Yahoo! criou uma nova ferramenta, o Axis.

Funcionando como plug-in para navegadores e app para iOS, o Axis inova no modo de navegação entre resultados, que é lateral, e na sincronização de favoritos e histórico entre smartphone e PC.

No anúncio oficial, o diretor do projeto, Ethan Batraski, disse que o Axis foi desenvolvido por 18 meses. "Decidimos focar no que importa e tiramos qualquer ruído dos resultados", escreveu.

A pré-visualização dos resultados, com miniaturas, e a ausência de propaganda são notáveis.

As mudanças no Google e no Bing não estão disponíveis nas versões brasileiras, mas podem ser usadas nas páginas americanas dos buscadores. O plug-in do Axis só foi lançado em inglês.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.