Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Morte acrescentou urgência ao trabalho, diz mentor do projeto

COLUNISTA DA FOLHA

Steve Jobs morreu enquanto Melby e a equipe da Jess3 estavam em pleno processo de produção do livro. "A morte dele acrescentou urgência a todo o nosso trabalho", disse Jesse Thomas, 30, em entrevista durante uma visita ao Rio no final do mês passado.

"Saíram a biografia dele e outros livros. A gente ficou um pouco nervoso, pensando se nosso trabalho não seria original o suficiente. Mas acho que nos saímos bem...", avalia Thomas, mentor do projeto e presidente da empresa que fez as ilustrações.

A ideia de fazer a HQ surgiu no primeiro semestre de 2011, em um almoço entre ele e o editor-executivo da "Forbes", Bruce Upbin. "O material seria um encarte na edição de obituário de Jobs. Estávamos em abril, mas a 'Forbes' já planejava aquela edição", diz Thomas. "A partir dali, começamos a escrever e desenhar... Sem que a gente percebesse, virou um livro."

REALISMO

Sobre o trabalho, ele afirma: "Tentamos fazer algo que não fosse muito para o lado do mangá, mas que demonstrasse ter inspiração oriental, no budismo. E o rosto de Jobs precisava ser realista, parecer bastante com ele nas diversas fases da história".

Segundo ele, antes de estar pronto, o livro já despertava interesse: "Quando o editor anunciou o lançamento, Japão, China e outros países da Ásia compraram os direitos". A obra foi traduzida para mais de dez idiomas. (RL)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.