Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Olhos substituem mouse e teclado no PC

Versão do sistema já está disponível para desenvolvedores por US$ 995; versão para o usuário final chega em 2014

Além de aplicações na área da saúde, indústria dos games pode usar a tecnologia para novas formas de controle

DE SÃO PAULO

Parece clichê de filme de ficção científica, mas, em menos de um ano, hardware e software que possibilitam o controle de computadores apenas com o movimento dos olhos estarão disponíveis para qualquer um que tiver vontade - e dinheiro.

O sistema utilizado por Francis Tsai, ilustrador que usa os olhos para desenhar no PC, chama-se Tobii PCEye e consiste em um sensor especial, que pode ser conectado à uma entrada USB comum, e um software que faz a leitura dos dados.

O PCEye foi construído especialmente para pessoas com doenças degenerativas (como Tsai, que tem o corpo completamente paralisado), com lesões na coluna que limitam os movimentos ou que possuem problemas neurológicos e motores.

"É cansativo, meus olhos ficam muito pesados depois de algumas horas de uso. Mas, na minha situação, não há forma melhor de comunicação", descreveu Tsai à Folha, utilizando o sistema para digitar as respostas.

Uma versão voltada ao consumidor comum será lançada pela mesma empresa no ano que vem, chamada de Tobii Rex.

No site da Tobii, companhia especializada em rastreamento de movimentos oculares, já está à venda uma versão do mecanismo especial para desenvolvedores, que custa US$ 995.

O funcionamento do sistema é relativamente simples: o sensor "escaneia" os olhos dos usuários com um brilho infravermelho -ou uma câmera especial filma os olhos.

A imagem das córneas é interpretada pelo sistema, que faz um modelo 3D dos olhos e acompanha, em tempo real, a posição deles e para onde as pupilas estão apontando na tela.

O esquema é similar a sensores de movimentos que equipam consoles videogames, como o Kinect, do Xbox 360, ou o Move, para PS3.

'VISÃO LASER'

Além das aplicações na área de saúde, a indústria dos games é outro setor que pode se beneficiar da tecnologia de rastreamento de olhos para desenvolver novas maneiras de controle e interação.

A própria Tobii tem o jogo EyeAsteroids, no qual o objetivo é destruir asteroides e meteoros apenas com o olhar, como se o jogador tivesse uma "visão laser".

Quem testou disse que o game é algo próximo de um jogo controlado pela mente.

A Tobii também desenvolveu demonstrações de como o sensor poderia ser utilizado para complementar o controle físico de games.

Na CES 2013, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a companhia sueca demonstrou o Tobii REX em uso com o jogo de estratégia militar "Starcraft 2"e com o game de montagem de blocos "Minecraft".

Segundo informações da companhia, grandes empresas, como a Blizzard (responsável por "Starcraft" e "Diablo"), já fazem uso do sistema em testes internos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página