São Paulo, quarta-feira, 02 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nokia tenta se reinventar com Windows

Em parceria com a Microsoft, gigante finlandesa lança linha de smartphones para enfrentar a Apple e o Google

Para especialistas, a empresa, que já liderou o setor de celulares, precisa vencer o ceticismo do mercado

KEVIN J. O'BRIEN

DO "NEW YORK TIMES", EM LONDRES

A fabricante finlandesa de celulares Nokia lançou dois smartphones na última semana, primeiros frutos de sua aliança com a Microsoft e parte de seu esforço para conter a perda de mercado que a companhia vem sofrendo.
Em evento da empresa, Stephen Elop, o presidente-executivo da Nokia, apresentou o Lumia 800, modelo com touchscreen e preço de € 420, e o Lumia 710, de € 270. Os dois já estão à venda em seis países europeus.
Resultado de oito meses de colaboração com a Microsoft, os novos produtos também podem ajudar a empresa fundada por Bill Gates a estender seus tentáculos ao mercado de celulares. O software recebeu críticas favoráveis, mas poucos fabricantes optaram por adotá-lo até então.
A série Lumia tenta recuperar a reputação maculada da Nokia, outrora pioneira na telefonia móvel, setor que dominou até quatro anos atrás, quando Apple e Google tomaram o controle.

DE VOLTA AO JOGO
"A Nokia precisava do que está ocorrendo hoje, e isso representa um novo começo para a empresa", disse Peter Cunningham, analista do grupo de pesquisa Canalys. "Vai ajudá-los a estancar a hemorragia e voltar ao jogo."
Elop, ex-executivo da Microsoft que em fevereiro decidiu unir-se a seu antigo empregador, disse que os novos modelos Lumia provam que a Nokia cumpriria sua promessa de reverter a crise.
"Eles sinalizam nossa intenção de tomar a liderança no design e na produção de smartphones", disse Elop aos participantes da conferência Nokia World, em Londres.
Com o Lumia, a Nokia quer derrotar a Apple e Google por meio de um celular ainda mais fácil de usar que os dois líderes do mercado de smartphones, o iPhone 4S e o Galaxy S II, da Samsung, que utiliza o software Android.

MAIS INTERATIVIDADE
A tela inicial do Lumia 800 é uma roda formada por ícones interativos. Ao tocar um deles, o usuário é conduzido diretamente a uma tarefa preferencial sem ter de abrir ou fechar outros aplicativos.
A interface de uso, criada pela Microsoft e refinada pela Nokia, quer facilitar ainda mais o controle de um celular touchscreen.
Marko Ahtisaari, diretor de design da Nokia, disse que os novos modelos utilizam uma lógica de design dinâmica, ao contrário dos ícones estáticos dos aplicativos usados nos celulares da Apple e do Google.
Um investidor afirmou que a Nokia e a Microsoft ainda precisam superar o ceticismo quanto à sua parceria. "Não vi provas de que a Nokia e a Microsoft estejam de fato no jogo, pelo menos por enquanto", disse Jeffrey Davis, vice-presidente de investimento da Lee Munder Capital. "O Android vem ganhando a liderança na mente dos consumidores. E o mundo empresarial provavelmente acompanhará essa tendência."

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Atalho - José Antonio Ramalho: Baixe arquivos sem oferecer número de telefone celular
Próximo Texto: Brasil: Smartphones chegam no início de 2012
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.