São Paulo, quarta-feira, 06 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tablets da Samsung se afastam da imagem de "celular de Itu"

Novos Galaxy Tab não fazem ligações e ganham mais tamanho

AMANDA DEMETRIO
ENVIADA ESPECIAL A SANTIAGO

Os dois novos tablets da Samsung, o Galaxy Tab 10.1 e o Galaxy Tab 8.9, se afastam da imagem de "celular gigante" obtida pelo Galaxy Tab anterior e ganham contornos de computador tablet.
Explica-se: eles não fazem ligações, como o modelo anterior, e trazem telas maiores, que permitem manusear documentos com mais conforto. O Galaxy Tab 7, versão anterior do tablet da Samsung, chegou ao mercado de maneira precoce e parece ter ganhado versões aprimoradas -apesar disso, a Samsung informa que mantém o Tab 7 no mercado.
Além do aumento do tamanho, os dois novos tablets representam um avanço quando o assunto é software: usam a versão do Android desenvolvida especialmente para os tablets, a Honeycomb. Um processador de dois núcleos também ajuda no desempenho dos computadores.
Em um breve teste com protótipos do Tab 10.1 e 8.9, as duas novas versões soaram bastante parecidas --tirando, claro, o tamanho da tela. Ambas trazem boas opções de configuração da tela inicial e exibem vídeos no formato 1.080p (Full HD).
A exibição de tais vídeos melhora também com as caixas de som estéreo, que completam o sistema de entretenimento do tablet.
Difícil é saber o que irá diferenciar os dois novos tablets no mar de computadores do tipo, com Android, que foram anunciados recentemente. A Samsung tenta fazer isso com uma interface do usuário personalizada pela empresa, a TouchWiz, e com um sistema de hubs. Os hubs são programas que centralizam algumas funções da vida do usuário, como os jogos, as músicas e os livros.
Os dois novos aparelhos também trazem ferramentas de busca por voz, que, nos testes da Folha, deixaram a desejar. Em cinco tentativas, o sistema falhou em três. Outra desvantagem do Tab 10.1 e 8.9 é a ausência de receptor de sinal de TV Digital, presente na versão brasileira do Galaxy Tab 7.

A jornalista AMANDA DEMETRIO viajou a convite da Samsung

FICHA TÉCNICA
GALAXY TAB 10.1 E 8.9

SISTEMA OPERACIONAL Android 3.0
PROCESSADOR Dual-Core de 1 GHz
CÂMERA Traseira de 3 Mpixels com flash LED e frontal de 2 Mpixels
TELA O Tab 10.1 tem tela de 10,1 polegadas com resolução de 1.280x800; o Tab 8.9 tem tela de 8,9 polegadas, com a mesma resolução do 10.1
PESO O Galaxy Tab 10.1 pesa 595 g e o 8.9, 470 g
PREVISÃO DE CHEGADA AO BRASIL O Tab 1.0 chega em junho, por cerca de R$ 1.700; o 8.9 chega em julho, sem grande diferença de preço
SITE samsung.com.br




Texto Anterior: Teste USP: Bateria de longa duração é destaque de laptop de 2 kg
Próximo Texto: Atalho - José Antonio Ramalho: Aprenda a sortear prêmios para seus amigos do Twitter
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.