São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Flip domina entre filmadoras de bolso

Popular nos EUA, equipamento aposta em fórmula simples para vender; moda ainda não emplacou por aqui

O sucesso da câmera que deu início à mania resultou na compra da fabricante pela Cisco por US$ 590 milhões


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há três anos, o mercado de filmadoras destinadas ao consumidor comum foi oxigenado por uma nova categoria: a das filmadoras de bolso. Tendo como carro-chefe a Flip, da empresa Pure Digital, esses equipamentos viraram mania nos EUA.
No auge da febre da Flip, quando ela figurava em listas dos dispositivos de maior destaque de 2008, a Pure Digital dizia ter abocanhado 20% do mercado de filmadoras nos EUA, ficando atrás apenas da Sony.
Tamanho sucesso resultou, em 2009, na compra da Pure Digital pela Cisco por US$ 590 milhões.
À Folha, a Cisco disse que, desde o seu lançamento, quatro milhões de unidades da Flip foram vendidas -quase dois milhões somente no último ano.
A empresa não revela os números estimados para 2010, mas confirma que até junho do ano passado mais de dois milhões de unidades tinham sido vendidas.
As câmeras Flip ganharam popularidade com uma fórmula simples: preços baixos, simplicidade e facilidade para carregar os vídeos em sites como o YouTube.
Depois da Flip, os outros fabricantes lançaram suas filmadoras de bolso, e a maioria delas filma em HD (720p) e Full HD (1.080p).
No Brasil, a moda não pegou e a Flip nem tem distribuição oficial (a Cisco diz apenas que está "olhando de perto" o nosso mercado). Porém Kodak, Sony, Samsung e NewLink passaram a oferecer neste ano filmadoras de bolso no país (veja testes abaixo). (BRUNO ROMANI)


Texto Anterior: Tipos de câmera
Próximo Texto: Ficha técnica: Flip Slide HD
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.