São Paulo, quarta-feira, 08 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tumblr hospeda milhões de cadernos de recortes virtuais

Site nasceu a partir da observação de que a maioria das pessoas costuma compartilhar na rede conteúdo alheio

Com 16 funcionários, empresa recebe injeção de capital de US$ 30 milhões; crescimento gera problemas técnicos


RAFAEL CAPANEMA
DE SÃO PAULO

Eureca!
Três anos atrás, David Karp percebeu que a maioria do conteúdo que as pessoas compartilhavam na internet não era criação própria, e sim coisas coletadas alhures: uma foto inspiradora, uma frase edificante, um vídeo engraçado.
E criou uma plataforma de blogs ultrassimplificada: o Tumblr (tumblr.com).
Depois de abrir uma conta gratuita no site -basta preencher seu endereço de e-mail e criar uma senha- você estará diante de sete botões coloridos, que devem ser usados de acordo com o conteúdo que você quer compartilhar: texto, foto, citação, link, chat, áudio ou vídeo.
Essa fórmula estimula a criação de caderninhos virtuais de recortes, cujas variações de tema são infinitas: moda, Scarlett Johansson, imagens engraçadas ou mesmo miscelânea pura.
Como no Twitter, é possível seguir outros Tumblrs. No Dashboard (painel), a página principal, aparecem os posts mais recentes, que você pode adicionar como favoritos ou reblogar (reproduzi-los em seu Tumblr).

CRESCIMENTO
O Tumblr demorou para engrenar, mas hoje exibe números impressionantes.
Os acessos cresceram 1.540% em outubro, em relação ao mesmo período de 2009, segundo a comScore.
Em novembro, o Tumblr recebeu uma injeção de capital estimada pela "Fortune" em US$ 30 milhões.
Também têm aderido ao serviço celebridades, como o cantor John Mayer, e publicações como a "New Yorker" e a "Rolling Stone", que usam a plataforma para destacar fragmentos de sua produção.
Sem citar números, o jovem Karp, 24, afirmou ao TechCrunch que o Tumblr tem conseguido acumular uma boa quantidade de dinheiro apenas com a venda de temas visuais. Segundo o fundador, o objetivo do site é se tornar "o melhor lugar do mundo para as melhores comunidades criativas".
Com sede em Nova York, o Tumblr conta com apenas 16 funcionários -número que deve subir para 20 até o final deste ano.
A infraestrutura de empresa diminuta, porém, tem se mostrado insuficiente para dar conta da popularidade em ascensão: ultimamente, começaram a acontecer no Tumblr problemas semelhantes aos que afligiam o Twitter meses atrás.
Enquanto esta reportagem era redigida, o site passava por um longo período fora do ar. Foram quase 24 horas, entre domingo e segunda-feira. Nesse ínterim, entusiastas do Tumblr usaram justamente o Twitter como muro de lamentações.


Texto Anterior: Entrevista - Mark Shepard: Conexão total e onipresente nãoé o melhor modelo
Próximo Texto: Raio-X: Tumblr
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.