São Paulo, quarta-feira, 13 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Saiba como funcionam os ataques contra o Facebook

Piratas invadem contas e usam a proximidade entre os usuários a seu favor

Editor de grande site norte-americano conta que quase caiu em golpe de transferência on-line de dinheiro

DE SÃO PAULO

Os criminosos que usam o Facebook em ataques não são tão criativos quanto se pode pensar. Uma página da própria rede mostra os principais tipos de ameaça usadas.
Um exemplo disso é o golpe de transferência de dinheiro. Em posse de uma conta de Facebook, o cibercriminoso envia mensagens aos amigos do dono da conta relatando dificuldades financeiras e pedindo dinheiro. Como a mensagem vem, a priori, de alguém conhecido, o perigo é maior. O Facebook não recomenda fazer transferências de dinheiro sem antes falar com a pessoa por outros meios --pelo telefone ou pessoalmente.
Um editor do site norte-americano CBSNews conta que quase caiu no golpe. Charles Cooper diz que, após receber a mensagem de uma amiga pedindo ajuda, decidiu conversar com ela pelo bate-papo do Facebook para checar a veracidade. Sua sorte foi que o cibercriminoso errou uma resposta (leia o relato em cnet.co/golpefb).
A curiosidade dos usuários em relação a seus amigos e a fatos cotidianos também usados de chamariz na aplicação de golpes.
(AMANDA DEMETRIO)


Texto Anterior: Clique
Próximo Texto: Veja dicas para se proteger das ameaças virtuais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.