São Paulo, quarta-feira, 13 de abril de 2011

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Games nacionais também usam cenário local

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se apenas mais recentemente as produtoras estrangeiras enxergaram o potencial do Brasil como cenário para jogos, por estas bandas o mote já é aproveitado há tempos: considerado o primeiro game comercial do Brasil, Amazônia, aventura em texto de 1983 que se passava na floresta.
Outro título pioneiro foi Incidente em Varginha, conhecido como o primeiro game de tiro desenvolvido no Brasil. Como o nome sugere, o jogo, que chegou às prateleiras em 1998, se ba-seava na suposta aparição de alienígenas na cidade mineira.

O CASO DO ET
Um dos méritos de Incidente em Varginha foi explorar vários cenários brasileiros, como o centro de São Paulo, a estação Sé do Metrô, a baía de Guanabara e a região sul de Minas Gerais. O game fez mais sucesso no exterior do que no Brasil. A Perceptum, desenvolvedora do jogo, chegou a cogitar uma continuação, mas o projeto nunca saiu do papel.
Lançado em 2004, Erinia, o primeiro RPG on-line criado em território nacional, foi todo inspirado no folclore brasileiro, trazendo mitos como o saci.
Modificações criadas por jogadores para seus games prediletos retratam cidades do Brasil, mas nenhuma superou a fama de CS_Rio, mapa para Coun-ter-Strike que se passava nas favelas cariocas.
No iPhone e no Facebook, há jogos que se inspiram em figuras nacionais: é o caso de Garbageman, para iOS, cujo herói é um coletor de lixo, e de Jogo do Tiririca, para a rede social, estrelado pelo deputado e palhaço. (TA)


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